quarta-feira, maio 19, 2010

A MAIS BELA GAUCHA 1954


Muito frequentemente, visitantes do BLOG nos pedem fotos de concursos antigos realizados no Rio Grande do Sul. Tarefa difícil, mesmo num estado que sempre valorizou este tipo de evento – as coberturas eram feitas, sobretudo por jornais, cujos arquivos são hoje de difícil acesso ou material que dispúnhamos perderam-se com o tempo.


Trazemos hoje um material recentemente conseguido do concurso A MAIS BELA GAÚCHA 1954. Este concurso antecedeu ao Miss Rio Grande do Sul e teve duas edições: 1954 e 1955. Em 1955, Maria José Cardoso foi a vencedora, antes de concorrer no Miss Rio Grande do Sul. Recentemente o concurso foi revitalizado, agora nas mãos da Rede Pampa de televisão, com esquema de eliminatórias semanais antes da grande final. Logicamente perdeu o charme de antigamente!


Ligia Beatriz Carotenuto (Porto Alegre)


No A MAIS MELA GAUCHA de 1954, realizado em Caxias do Sul, concorreram treze candidatas: BENTO GONÇALVES (Vera Fasolo); CACHOEIRA DO SUL (Marise Pedroso de Morais); ESTRELA (Otilia Mussenich); FARROUPILHA (Ivanisa Rosa); FLORES DA CUNHA (Marlene Long); GARIBALDI (Glasfira Broilo); NOVO HAMBURGO (Doris Schmidt); PASSO FUNDO (Yvonne Rosado); PELOTAS (Cládis Caruccio); PORTO ALEGRE (Ligia Beatriz Carotenuto); SÃO LEOPOLDO (Doris Brack); SANTA CRUZ DO SUL (Florinda Thomé); e, SANTA MARIA (Ita Ehlers).

Página da Revista do Globo


ALGUMAS NOTINHAS DO CONCURSO (Revista do Globo Nº 608)
  • O concurso foi o segundo no estado a apresentar desfile de maiô, mas Ita Ehlers de Santa Maria não desfilou em traje de banho por ser Filha de Maria.
  • Lygia Beatriz Carotenuto foi o fiasco da festa. Contando desde o inicio (e o demonstrando abertamente) com sua vitória fácil, não se conformou com o veredicto final. O que não ficou muito bonito para ela.
  • Yvone Rosado de Passo Fundo era uma das candidatas mais cotadas para ficar com o título. Yvone era a mais glamorosa concorrente. Mas no fundo uma jovem simples e despretensiosa como as outras. Viu-se prejudicada pelo fato de ser loura de aparência e um tanto sofisticada, o que não representa o tipo gaúcho ideal.
  • Mas os fotógrafos que perseguiam Cládis (Caruccio) aos magotes por toda a parte revelaram o gosto da maioria. Assim, não houve propriamente surpresa quando anunciado ao microfone que o júri, por maioria, escolhera Cládis Caruccio como A MAIS BELA GAUCHA. A própria Cládis recebeu nervosíssima a boa nova. Murmurando: - Mas a de Passo Fundo devia vencer ...

Cládis Caruccio de Pelotas e as demais finalistas: Santa Cruz, Estrela e Santa Maria
Cládis Caruccio recebe a faixa da Sra. Neda Triches, esposo do prefeiro de Caxias do Sul e mais tarde Primeira Dama do Estado.
Cládis Caruccio deveria ser a representante do Rio Grande do Sul no Miss Brasil 1954. Como pretendia casar, recusou-se e Ligia Beatriz Carotenuto seguiu ao Quitandinha, onde obteve o terceiro lugar.

Um comentário:

fernando disse...

Acompanhei o concurso. As informações estão absolutamente corretas.