Kseniya Sukhinova, Miss Mundo 2008 e face do Eurovision 2009, é considerada o rosto russo do momento. Também, as russas estão entre as lideres das passarelas de moda internacional. Quem pensa que beleza e modelagem na Rússia é fruto da Perestroyka, está enganado.
Desde a Revolução de 1917, as modelos russas invadiram Paris, muitas filhas de famílias imigrantes de classe alta, belíssimas e bem educadas, eram favoritas das maisons francesas. Nos anos 30, um terço das modelos em Paris eram russas e valorizadíssimas por suas maçãs faciais salientes, extrema beleza, pele alva e cabelos escuros – numa época em que as loiras não faziam muito sucesso no model business. Mme. Chanel foi uma das estilistas que muito valorizou as belezas vindas da Rússia.
Nos anos 40 Stalin legalizou a primeira casa de moda de Moscou, mas as modelos – além de não bem vistas – era consideradas simples trabalhadoras.
Na foto, Galina Milovskaya, uma das primeiras a ganhar destaque nos anos 60, apresentando um modelo estilo metálico de um designer moscovita e inspirado na corrida espacial. Galina foi pivô de escândalo quando em um editorial da VOGUE foi fotografada sentada na Praça Vermelha bem em frente aos símbolos da URSS. Graças a isso se tornou famosa no exterior; o que a ajudou a imigrar mais tarde.
Um comentário:
lembro da 'passagem' dela para o Ocidnete, mas achava que seria nos anos 70. JA
Postar um comentário