domingo, agosto 03, 2008

Anos 70 - Parte II


Realmente, os anos 60 ainda ditavam a tônica dos concursos dos anos 70. Até 1975 as semifinalistas eram chamadas em trajes típicos, de 15 passaram para 12 semi finalistas a partir de 1971 mas muitas já entravam no mercado de trabalho e Universidades e entravam nos concursos de beleza para satisfazer os desejos pessoais e não para encontrar um marido rico.
A partir de 1972 o concurso passou a ser internacional sendo transmitido de países diferentes a cada ano. Talvez com essa globalização os resultados tenham sido tão diversos. Oito Misses Universo eleitas nesse período levavam a coroa pela primeira vez para o seu país. Houve um maior rodízio de países semi finalistas e finalistas. Países como Ilhas Virgens, Aruba, Haiti, Guam, Trinidad Tobago, Nicaragua, Belize e Bermudas apareceram com destaque nos concursos!
As músicas mudaram, aos poucos o ritmo saiu da cadência e passou a ser ágil como um show de televisão ou os musicais da Broadway. Ainda viria pela frente todo o universo "Over" dos 80, e o formato de video clip com cortes rápidos e muita lente zoom.
O Miss Mundo também mudou nessa década. Mudou a coroa várias vezes, coroou as vencedoras em traje de gala a partir de 1976 e também privilegiou países pequenos ou quase desconhecidos como Seychelles, Santa Lucia, Guam e Bermudas.
Na foto: Nossa Sandra Mara, médica em Sorocaba/SP, sendo emoldurada pelas águas do Egeu em 1973!

Nenhum comentário: