quinta-feira, maio 21, 2009

Relembrando o Miss RG do Sul

Faltando duas semanas para o Miss R.G. do Sul 2010, Missmemorabilia vai relembrar algumas belas gaúchas que passaram por esse concurso!
1962!!! A pelotense Vera Maria Brauner Menezes (a esq.) chegou ao vice-Miss Beleza Internacional 1961 e assumiu o Miss Brasil após a renúncia da mineira Stäel Abelha. Na noite gelada de 27 de maio ela passou a faixa e "manto" para a Miss Jaguarão Eva Maria Arismende Maia (a dir.), em pleno Petrópole Tenis Clube de Porto Alegre, tradicional em seus eventos sociais. 17 Misses de todo estado participaram e quatro não chegaram a tempo. Eva foi 4a colocada do Miss Brasil daquele ano e voltaria em 1963 para coroar a futura MU Ieda Maria Vargas!

3 comentários:

J. Botafogo disse...

Houve um fato curioso com Eva Maria Arismendes Maia, quando representou o Rio Grande do Sul em 1962 no "Miss" Brasil. Nesse ano, o convidado de honra do júri foi o Mr. Vincent Trotta, deão dos jurados do "Miss" Universo e Eva Maria recebera o voto dele para ser a representante do Brasil em Miami.
Um abraço.

Anônimo disse...

Interessante, Botafogo.aí na foto as duas são lindas. La Brauner deveria ter ficado com o título, pela desistência de Gina.Abraços, JAP

Silveira/Pel disse...

Muito eu já tenho falado de Vera Braunner, esta conterrânea que nasceu no mesmo ano que eu, que tive a ventura de assistir sua vitória no Miss RS, talvez no mais espetacular estadual gaúcho realizado com toda a pompa e circunstância no suntuoso Teatro Guarani de nossa cidade de Pelotas. Falar de Eva Arismendi é falar de sua pequena cidade, Jaguarão, a segunda mais a Sul do Brasil, na fronteira com o Uruguai. E, ao falar em Jaguarão, há que se evidenciar dois marcos que caracterizam essa cidade para os que a conhecem como eu. Primeiro, a beleza de sua arquitetura homogênea, em estilo eclético, das últimas décadas do séc. XIX e primeiras do século passado, que está fadada a tornar Jaguarão um polo de atração turística, para mim muito mais atraente que o free shop localizado no outro lado da fronteira, já no Uruguai. E falar em Jaguarão, para quem frequentou sua sociedade mais requintada, não se pode deixar de ressaltar a beleza de suas mulheres, dentre as quais Eva Arsmendi é uma das mais lindas e, dentre estas, a que se dispôs a disputar o Miss RS. Em minha juventude, eu ficava basbaque com a beleza das jaguarenses que frequentavam os bailes e os carnavais do Clube Harmonia dessa cidade, a que eu tive o prazer de frequentar. E, pelo que sei, por queem conhece a cidade de hoje, Jaguarão continua o mesmo celeiro de mulheres belíssimas, como as que eu conheci algumas décadas atrás. E a amiga que me confirmou isso, acrescentou, de homens lindos, também. É pena que esta pequena mas cosmopolita cidade, tão próxima de Punta del Este e até de Montevidéu, esteja totalmente afastada do Miss RS, já há algum tempo.