terça-feira, junho 17, 2008

PAÍS SEDE: VIETNÃ

Há vinte ou trinta anos, se alguém profetizasse que o Vietnã seria sede de um Miss Universo, no mínimo seria chamado de louco.
A antiga colônia francesa, desde sua independência em 1945, foi palco de ferrenhos conflitos políticos que desaguaram em uma das mais sangrentas guerras do século XX: a famosa Guerra do Vietnã; que destruiu o país e marcou profundamente toda uma geração de americanos – maior contingente estrangeiro envolvido na luta contra os comunistas do norte.

Nem bem a guerra havia terminado em 1975, os vietnamitas tiveram pouco tempo para respirar a paz, pois as ameaças do Khmer Vermelho em sua fronteira com o Cambodja marcaram a década de 80 com mais conflitos.
Somente a partir dos anos 90 o Vietnã começou a experimentar uma nova era de paz, principalmente com a retirada do embargo econômico em 1994 e a reaproximação com o Ocidente.

O Miss Universo chega num momento em que o país cresce em torno de 8% ao ano e busca no turismo uma grande fonte de renda. O país virou a última moda em destino turístico na Europa nos últimos três anos e pretende expandir seus horizontes. Cabe lembrar que Sanya, na ilha chinesa de Hainan - geograficamente colocada frente à costa norte do Vietnã -, teve excelentes resultados turísticos com a realização do Miss Mundo em quatro oportunidades.

Os investimentos milionários na realização do Miss Universo vêm sobretudo do setor privado e pretende mostrar ao mundo a nova infra-estrutura turística do país, seu exotismo e a belíssima costa, onde o ponto alto é a famosa baía de Halong (foto), localizada ao norte de Nha Trang, sede da final do concurso.
Entretanto, o grande resultado será apagar a imagem de guerra pela da beleza, tanto das misses como do país anfitrião.

Nenhum comentário: