sábado, junho 21, 2008

COMEMORANDO A IMIGRAÇAO JAPONESA

Enquanto 25 mil estão no Sambódrobo de São Paulo comemorando o centenário da imigração japonesa e aguardando a chegada do príncipe-herdeiro Naruhito; prestamos nossa homenagem a este grupo que muito contribui ao Brasil.

O Japão vivia, desde o final do século XIX, uma crise demográfica. O fim do feudalismo deu espaço para a mecanização da agricultura. A pobreza passou a assolar o campo e as cidades ficaram saturadas. As oportunidades de emprego tornaram-se cada vez mais raras, formando uma massa de trabalhadores rurais miseráveis. No Brasil, por sua vez, estava faltando mão-de-obra na zona rural. Em 1902, o governo da Itália proibiu a imigração subsidiada de italianos para São Paulo (a maior corrente imigratória para o Brasil era da Itália).

Atualmente o Brasil abriga a maior população de origem japonesa fora do Japão. São cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Ryo Mori a atual Miss Universo, derrotou o Brasil exatamente um ano antes destas comemorações. Mas, a bonita japonesa representa uma nova era do Japão, marcada pelo grade desenvolvimento e por um estilo fashion totalmente próprio. Na foto, Ryo numa recente propaganda da ROLEX, quase na despedida de seu reinado.

Nenhum comentário: