domingo, dezembro 19, 2010

O pequeno Miss Universo de 1965


De certa maneira o Miss Universo 2011 chegará ao Brasil com 46 aos de atraso. Desde a vitória de Ieda Maria Vargas em 1963, especulava-se e a imprensa anunciava a possível realização do evento no Rio de janeiro em 1965.  A vinda do concurso faria parte das comemorações do IV Centenário do Rio de Janeiro. Era um tempo de Brasil não tão conhecido no exterior, não havia virado moda, muito menos meca de investidores internacionais. Para o Miss Universo, no entanto, o Brasil tinha então o maior concurso nacional fora do território americano; a imprensa brasileira cobria em massa o evento de beleza; e, concurso de miss fazia parte das paixões nacionais.
Não se sabe se efetivamente a organização Miss Universo cogitou realizar o evento aqui, mas declarou que as dificuldades de telecomunicações da época impossibilitariam a transmissão do evento para os Estados Unidos – e era verdade.

 
Vinte uma misses estrangeiras tomaram a passarela do Maracanãzinho

Como consolo, vinte e uma belezas desceram no Rio de Janeiro para concorrer ao título de Rainha Internacional do IV Centenário. O concurso foi de certa maneira um pequeno Miss Universo realizado no trepidante ambiente do Maracanazinho em clima de final de Miss Brasil. Um julgamento de misses para misses – o corpo de jurados era formado inteiramente por algumas ex-misses Brasil. 

As cinco finalistas internacionais

Mr. Philip Botfeld, diretor do Miss Universo, prestigiou o evento; mas sofreu a implacável vaia do Maracanazinho ao afirmar em sua saudação ao publico brasileiro que o Brasil era famoso no mundo inteiro pela democracia.  A chamada Revolução começava a mostrar sua cara e o as arquibancadas do ginásio era um espaço de livre expressão popular.

A Miss USA, Sue Ann Downey

A vitória da americana Sue Ann  Downey, conforme relata O Cruzeiro: “(...) quase ganha o coro das vaias irreverentes daquele Maracanãzinho, que vaia até minuto de silêncio. Mas Sue Ann cresceu em simpatia, simplicidade, penetrando na admiração do carioca. Seu desfile, solitário e macio, após a vitória, sensibilizou a platéia, que acompanhou os seus passos com palmas bisadas”. Ela era bonita, mas foi uma vitória com sabor de boa vizinhança - importante na época!
 
Em 2011 o Miss Universo chegará, mas terá a responsabilidade de conquistar o Brasil. Muitos, talvez, o olhem com indiferença ou desconfiança. Não basta fazerem do Brasil o cenário do concurso, o show deverá agradar ao paladar brasileiro.
Nossas ex-misses Universo já não são lembradas ou reconhecidas por uma parcela grande dos brasileiros. Se os brasileiros não lembram bem de suas vitórias, jamais esquecem as suas derrotas e misses que perderam o MU por polegadas, votos de minerva ou votações computadorizadas – estas seguem no inconsciente coletivo. A organização Miss Universo terá de entender como funciona o Brasil e saber que brasileiro é expert em mulher bonita. Em país de urna eletrônica, hoje sim somos modelo de democracia e em eleição gostamos de justiça! 

2 comentários:

Anônimo disse...

maravilhosa matéria. Pompeu Carioca

Anônimo disse...

gostei do que você escreveu!A passarela em '4° centenário'...não lembrava mais desse detalhe.Das 5 finalistas,3 entraram na final do MU. O júri não estava tão errado assim.A estadunidense parecia a melhor dentre elas,assim era o que eu via e ouvia dizer.Israel e Finlândia estão lindas!Pena que MB não foi incluída no top 5 MU!A organização do MU não depende em nada do Brasil, a não ser do dinheiro que já foi garantido.Agora, o que a Band vai fazer para divulgar?A omissão é incrível!No site do Miss Paraná, deveriam colocar em letras garrafais o principal:o dia e hora da final e sua transmissão.Não havia nenhuma atualização.qual a dificuldade?Abraços, Japão.