domingo, novembro 15, 2009

ARGELIA CHEGANDO

Entre tantos concursos internacionais que estão acontecendo praticamente ao mesmo tempo, cabe ressaltar a vitória da charmosa Samah Gahfz no Miss Globe. Misses da Argélia não são muito freqüentes no cenário pageant. Esta modelo profissional e arquiteta de 26 anos, leva o primeiro título internacional ao país e abre a porta para que outras argelinas a sigam.

Depois de enfrentar sérios distúrbios internos pelas ações terroristas de grupos fundamentalistas islâmicos, cujo ponto culminante foi nos anos 90 e agora foi reduzida ao mínimo; a Argélia, mesmo um país árabe e islâmico, é reconhecido como uma vanguarda. Na política há uma diversidade de partidos políticos, das mais variadas tendências, representados no Congresso bicameral.

Em relação à situação da mulher, o país está na primeira linha dentro do mundo árabe. No aspecto político, as argelinas podem votar e ser votadas. Há deputadas, senadoras, ministras, juízas e oficiais das Forças Armadas e da Polícia. Parte das mulheres usa um lenço ou véu na cabeça, mas outras se vestem à ocidental. Quanto à atividade econômica, as mulheres podem gerir seus próprios negócios. A Constituição estabelece a igualdade entre homens e mulheres. No entanto, é no âmbito familiar em que a situação da mulher é ainda inferior.

Samah Gahfz é um exemplo dessa nova era argelina e que venham outras!

Nenhum comentário: