quinta-feira, novembro 20, 2008

Miss South Africa

Na foto temos Denise Muir, Miss África do Sul 1960 e 3a colocada no certame em Londres.

As sul-africanas do regime pré-Mandela sempre provocaram indignação mas sempre obtiveram ótimas classificações.

Para fugir de tanta controvérsia e já gerando mais controvérsias, no início dos anos 70 o concurso aceitou uma representante branca usando a faixa de South Africa e uma negra ostentando a faixa de Africa South.

Em 1977, a presença de Vanessa Wannenburg fez a desistência de dezenas de candidatas contra o regime de Pretória.

Penelope Anne Coelen (1958) e Anneline Kriel (1974) são as únicas vencedoras ainda num momento racista. Entre 1978 e 1990 o país não enviou representantes mas a partir de 1991 brancas foram intercaladas por negras e de origem hindu e paquistanesa. O país chegou a dois vices e três 3ºs lugares ainda nos anos 90.

Um comentário:

Anônimo disse...

INTERESSANTE ESSA INTERCALAÇÃO. ACHO QUE BELEZA DE RAÇA DIFERENTE É DIFÍCIL DE COMPARAR. iSSO DEVE SER LEVADO EM CONTA.OU SE INTERCALA OU SE ELEGE DUAS OU TRÊS DE ETNIAS DIFERENTES. ASSIM, O CONCURSO FICARIA MAIS PRÓXIMO DO REAL E SE ESTABELECERIA MAIS UM FESTIVAL DE BELEZA EM VEZ DE COMPETIÇÃO EM QUE SE ANULA OUTRAS BELEZAS.FICARIA DE IGUAL VALOR AS 3 ELEITAS PARA MU, MI, MM.CLARO, QUE SEMPRE SE LEVANDO EM CONTA A BELEZA E NÃO SÓ A RAÇA.ACONTECEU EM ELEIÇÃO NO MARANHÃO, EM QUE AS 3 PRIMEIRAS ERAM DE ETNIAS DIFERENTES E DE BELEZA DA MESMA ESTATURA. Abraços, JA