domingo, novembro 16, 2008

Concurso Nacional de Belleza

Além das colombianas estarem entre as mais lindas das Américas, o Concurso Nacional de Belleza ou Miss Colômbia é dos certames de maior tradição e rica história no Novo Mundo. A primeira edição foi em 1934, voltando a acontecer a cada dois anos a parir de 1947. Somente em 1955 o traje de banho foi formalizado no concurso, mas o desfile formal em maiô frente aos jurados só ocorreu em 1962.
O ano de 1957 é considerado a “época dorada del concurso”. Antioquia conquistou a coroa com Dóris Giil Santamaría, chamada “Miss cielo”. Renunciou a coroa para casar-se e a virreina Luz Marina Zuluaga, de Caldas, assumiu o título e a incumbência de representar o país pela primeira vez no Miss Universo em 1958. Acabou sendo a primeira e única MU colombiana até hoje e iniciou uma bela trajetória do país neste concurso. São misses que sempre causam muita expectativa e muitas vezes, por boicotes, deixaram seus admiradores frustrados; mas não importa, elas são maravilhosa!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Alberto,Luz Marina Zuluaga é uma das minhas misses prediletas, vencendo Adalgisa Colombo que é um marco nos concursos de beleza no Brasil e também uma das minhas misses brasileiras favoritas.
Em 1958, com a renúncia de Glória Gil, sendo ela idolatrada pelos colombianos, Luz Marina nunca foi aceita como "Miss" Colômbia e ainda existe a triste história do seqüestro de Glória Gil com o marido e depois mortos pelas FARC.
Abraços.

Anônimo disse...

Nunca vi um colombiano que não estufasse o peito, orgulhoso,ao falar de luz marina...